sábado, 27 de outubro de 2007

WSR-Estoril

















WSR- Ronda no Estoril
Foi nos dias 20 e 21 que se desenrolou a etapa portuguesa da World Series by Renault.
A emoção de corridas a nível internacional voltou a solo português para felicidade dos milhares de fãs nacionais.
Ao longo do fim-de-semana decorreram 6 corridas: duas de Formula Renault 2.0, duas de Megane Trophy e duas de WSR 3.5.
Os sons, o cheiro a gasolina e borracha queimada, as lutas por posições, acidentes, tudo o que os adeptos dos desportos motorizados mais gostam de ver, tiveram-no.
Ver in loco os mecânicos, as pit-babes, os pilotos, tocar nos bólides, tirar fotos é sempre inesquecivel.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Kimi "Iceman" Campeão



Depois duma corrida marcada pela emoção, que começou com os problemas de Lewis Hamilton que o fizeram cair para 18º, continuou com a impotência de Fernando Alonso contra o maior poderio dos Ferrari, e terminou com a passagem de Raikkonen para a liderança que manteve até final, sagrando-se assim Campeão do Mundo de Fórmula 1 2007.
A partida do GP do Brasil foi decisiva em vários aspectos, e o “jogo de equipa” da Ferrari, funcionou às mil maravilhas, pois Massa manteve o comando, enquanto Raikkonen ascendia à segunda posição. Um pouco atrás, Alonso passava Hamilton que pouco depois cometeu um erro, quando tentou recuperar a posição perdida para Alonso na segunda curva, caindo para oitavo, mas foi o problema com o comando electrónico da caixa de velocidades a meio da oitava volta que acabou por se revelar fatal para as suas aspirações.
O inglês caiu para a 18ª posição, depois de ter perdido quase 30 segundos enquanto fazia, por duas vezes, o “reset” da programação electrónica do seu McLaren, e daí para a frente ficou com uma tarefa muito complicada, que acabou por se afigurar impossível de contornar.
Fernando Alonso esteve sempre longe demais dos Ferrari, e nunca conseguiu sequer estar perto de secundar Raikkonen, o que lhe daria o título. Foi perdendo segundos sobre segundos desde muito cedo, deixando bem claro que não tinha andamento para os F2007.
O Mundial terminou com o piloto da Ferrari a somar 110 pontos, enquanto os dois homens da McLaren, curiosamente, após tantas “desventuras”, terminaram com o mesmo número de pontos, 109. Um campeonato como há muito não se via.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Amor

Se não houver esperanças de que o teu amor seja recebido, o que tens a fazer é não o declarar. Poderá desenvolver-se em ti, num ambiente de silêncio. Esse amor proporciona-te então uma direcção que permite aproximares-te, afastares-te, entrares, saíres, encontrares, perderes. Porque tu és aquele que tem de viver. E não há vida se nenhum deus te criou linhas de força. Se o teu amor não é recebido, se ele se transforma em súplica vã como recompensa da tua fidelidade, se não tens coração para te calares, nessa altura vai ter com um médico para ele te curar. É bom não confundir o amor com a escravatura do coração. O amor que pede é belo, mas aquele que suplica é amor de criado.

Se o teu amor esbarra com o absoluto das coisas, se por exemplo tem de franquear a impenetrável parede de um mosteiro ou do exílio, agradece a Deus que ela por hipótese retribua o teu amor, embora na aparência se mostre surda e cega. Há uma lamparina acesa para ti neste mundo. Pouco me importa que tu não possas servir-te dela. Aquele que morre no deserto tem a riqueza de uma casa longínqua, embora morra. Se eu construir almas grandes e escolher a mais perfeita para a rodear de silêncio, ficarás com a impressão de que ninguém recebe nada com isso. E, no entanto, ela enobrece todo o meu império. Quem quer que passa ao longe, prosterna-se. E nascem os sinais e os milagres. Não importa que o amor que alguém nutre por ti seja um amor inútil. Desde que tu lhe correspondas, caminharás na luz. Grande é a oração à qual só responde o silêncio; basta que o deus exista. Se o teu amor é aceite e há braços que se abrem para ti, então pede a Deus que salve esse amor de apodrecer. Eu temo pelos corações cumulados.

Antoine de Saint-Exupéry, in 'Cidadela'

domingo, 14 de outubro de 2007


A actriz Charlize Theron foi nomeada a mulher mais sexy do mundo pela revista norte-americana Esquire, tomando assim o lugar anteriormente ocupado por Jessica Biel e Scarlett Johansson.
Numa entrevista à revista, que faz capa da edição de Novembro, Charlize Theron fala da infância numa quinta na África do Sul, país de onde é originária, e como é difícil para uma estrela de Hollywood levar uma vida normal
A actriz, que venceu um Óscar em 2004 pelo papel que desempenhou no filme «Monster», fala também na entrevista da mudança de nacionalidade. Charlize adquiriu recentemente a nacionalidade norte-americana.
P.S.: Desde quinta-feira até hoje, Domingo, decorre a Moda Lisboa na cidadela de Cascais, se tiverem oportunidade de dar lá um saltinho, façam-no pois não ser irão de arrepender...

sábado, 13 de outubro de 2007


O livro que vos trago hoje é a História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda. Já a tinha lido á uns bons anos e à uns tempos atrás lembrei de a reler. E no que se baseia ela?

É a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma gaivota…


É um livro delicioso que nos conta uma história para pessoas dos oito aos oitenta anos. Não aceito a designação de literatura infantil. É certo que uma criança de oito anos apenas vai apreciar uma história bem construída mas um adulto consegue extrair algo mais. É uma fábula ainda na altura em que os animais falavam... neste caso são gatos, gaivotas e cães. E é através destes animais que Luís Sepúlveda oferece algumas lições importantes aos seres humanos. Oferece-nos uma singela lição de sobrevivência, uma lição de fidelidade e de honrar os compromissos que aceitamos. O autor ainda aborda a temática da poluição, da mancha negra que originou toda a trama desta obra.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Yamantau


Conhecida como a Área 51 russa, mais incógnita que a sua congénere americana, localiza-se num local quase inacessível, os montes Urais. É vista por muitas pessoas e pelo próprio governo norte-americano como a maior base/bunker anti-nuclear algumas vez construído.

Desde o início da década de 90, que os satélites americanos têm acompanhado gigantescas escavações, depois da queda da União Soviética. Três cidades estão construídas à sua superfície, Beloretsk-15, Belorestsk-16 e Alkino-2. Na base estima-se que possam viver mais de 60.000 pessoas durante vários meses em caso de atque nuclear. Esta base é totalmente subterrânea, funcionando como se de uma cidade fosse, com as suas ruas, edificios, transportes, havendo rumores de que terá uma ligação directa por metro até Moscovo de forma a transportar rapidamnete os dirigentes russos em segurança. Existe a indicação que várias linhas de comboio entram no solo montanhoso em direcção a esta base, que por sua vez tem capacidade para resistir a mais de 6 ataque de bombas termo-nucleares.
Como é obvio, esta base é negada categoricamente pelo estado russo. Os Estados Unidos acusam a Rússia de aqui manteros seus mísseis nucleares e fazerem reacender o espírito de guerra-fria.

Se quiserem dar uma olhadela pelo Google Earth, a sua localização é: 53º32’56N 58º34’57’’E

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Sabias que...

-Poucas pessoas conseguem tocar a língua em seus próprios cotovelos?

-Os golfinhos dormem com um dos olhos aberto?

-Os dinossauros, ao contrário do que muitos acreditam, não podiam nadar ou voar? Os répteis pré-históricos aquáticos e os voadores, como os ictiossauros e os pterossauros por exemplo, eram na verdade parentes próximos dos dinossauros.

-Durante o reinado de D. Pedro II, o Brasil possuía a segunda Marinha de Guerra mais poderosa do mundo, perdendo somente para a Grã-Bretanha?

-O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.

-Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais que 116 anos.

-O músculo mais potente do corpo é a língua.

-Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

-A maior palavra da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras?

-As chances de sair uma sequência como 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 são exactamente as mesmas de sair qualquer outra sequência?

-Um jacto moderno levaria 90 anos para viajar da Terra até o Sol?

-A Tartaruga-gigante pode viver por até 150 anos?

sexta-feira, 5 de outubro de 2007


Conhecem esta menina?´É a Laetitia Casta, modelo francesa. Sabem porque a coloquei aqui? Ela foi o modelo do desenho da Republica dos ultimos francos franceses. E que dia é hoje? O dia da implantação da república portuguesa. Sabem como ela surgiu?
O movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910 deu-se em natural sequência da acção doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida. Aumentando a contraposição entre a República e a Monarquia, a propaganda republicana fora sabendo tirar partido de alguns factos históricos de repercussão popular: as comemorações do terceiro centenário da morte de Camões, em 1880, e o Ultimatum inglês, em 1890, fora aproveitados pelos defensores das doutrinas republicanas que se identificaram com os sentimentos nacionais e aspirações populares.
Elias Garcia, Manuel Arriaga, Magalhães Lima, tal com o operário Agostinho da Silva, foram personagens importantes dos comícios de propaganda republicana, em 1880.
O terceiro centenário da morte de Camões, foi comemorado com actos significativos — como o cortejo cívico que percorreu as ruas de Lisboa, no meio de grande entusiasmo popular e, também, a transladação dos restos mortais de Camões e Vasco da Gama para o Panteão Nacional. As luminárias e o ar de festa nacional que caracterizaram essas comemorações complementaram esse quadro de exaltação patriótica. Partira a ideia das comemorações camoneanas da Sociedade de Geografia de Lisboa, mas a execução coube a uma comissão de representantes da Imprensa de Lisboa, constituída pelo Visconde de Jorumenha, por Teófilo Braga, Ramalho Ortigão, Batalha Reis, Magalhães Lima e Pinheiro Chagas. E o Partido Republicano, ao qual pertenciam as figuras mais representativas da Comissão Executiva das comemorações do tricentenário camoneano, ganhou grande popularidade.
Durante o breve reinado de D. Manuel II — que ascendeu ao trono logo após o atentado a D. Carlos, donde resultou também a morte do seu filho herdeiro Luís Filipe, Duque de Bragança —, o movimento republicano acentuou-se, chegando mesmo a ridicularizar a monarquia. A 5 de Outubro de 1910 estalou a revolta republicana que já se avizinhava no contexto da instabilidade política. Embora muitos envolvidos tenham-se esquivado à participação — chegando mesmo a parecer que a revolta tinha falhado — foi também graças à incapacidade de resposta do Governo em reunir tropas que dominassem os cerca de duzentos revolucionários que resistiam de armas na mão. Comandava as forças monárquicas, em Lisboa, o General Manuel Rafael Gorjão Henriques, que se viu impotente para impedir a progressão das forças comandadas por Machado Santos. Com a adesão de alguns navios de guerra, o Governo rendia-se, os republicanos proclamavam a República, e D. Manuel II era exilado

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cultura

Canto I
As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Morte libertando,
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.
E vós, Tágides minhas, pois criado
Tendes em mi um novo engenho ardente,
Se sempre em verso humilde celebrado
Foi de mi vosso rio alegremente,
Dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloco e corrente,
Por que de vossas águas Febo ordene
Que não tenham enveja às de Hipocrene.